Relatório da 2ª Semana de Formação do Curso GESTAR II
A segunda Semana de Formação do Programa Gestão da Aprendizagem – GESTAR II, realizada pelo Ministério da Educação – MEC em parceria com a Universidade Federal de Brasília – UNB no mês de agosto do corrente complementou eficazmente a primeira. Os participantes na eram os mesmo, com poucas alterações; contudo a qualidade da formação permaneceu.
Iniciamos com mensagens que a professora Aya socializou. Depois explanou sobre a certificação do curso e em seguida os formadores começaram a relatar brevemente sobre os trabalhos realizados nos municípios. Foi bastante produtivo, porque aprendemos com todos. Sempre tinha uma estratégia diferente, uma experiência que poderia surtir efeito no nosso grupo.
Tive a oportunidade de compartilhar também o meu trabalho e cantei a paródia que fiz concluindo o TP 04. Depois apresentei o vídeo com o depoimento das professoras cursistas Zélia e Kamila falando sobre o curso e suas expectativas. Surtiu o efeito desejado. Todos ficaram eufóricos e muitos até copiaram para levar a seus respectivos municípios. Fiquei muito feliz como resultado da minha apresentação e desse momento de socialização.
O trabalho prático então teve início com a produção de textos a partir de provérbios. Foi muito interessante a reflexão e conhecer diferentes provérbios de inúmeras origens. Nosso grupo escreveu dois textos e socializamos ambos. O que eu fiz foi “Quando o tarde se torna nunca” onde abordei a não existência de um tempo determinado para qualquer coisa que se deseje realizar.
A professora Aya também abordou as redações oficiais, exemplificando com a criação do Ministério da Linguagem que criouna Universidade para trabalhar a funcionalidade dos textos. Considerei a idéia inovadora e muito prática.
Outro trabalho muito pertinente foi a produção coletiva com toda a turma de um texto, que depois foi editado com a participação de todos, a partir do texto “o rato roeu a roupa do rei...” com a regra de colocar palavras iniciadas com a letra R. Realizei a mesma atividade com meus cursistas e foi muito bom. Desse trabalho é possível extrair muitos pontos positivos: vocabulário, aliteração, trabalho em equipe, argumentação, edição de texto, coerência e coesão, estrutura textual, pontuação etc.
O filme sobre a língua portuguesa foi enriquecedor, contudo um pouco monótono. Foi muito proveitoso conhecer os diferentes países que falam a nossa língua com diferentes dialetos, sotaques, culturas, etc. Perceber a amplidão da nossa língua nos faz sentir partes de um todo maior e reforça a nossa identidade. Somos iguais e diferentes ao mesmo tempo.
Por outro lado, o filme “Austrália” - oferecido pelo Hotel para distração à noite - foi muito bom e apesar de nem todos se fazerem presentes, surtiu comentários para toda a semana.
Concluímos com o texto que trabalhava a intertextualidade, misturando histórias conhecidas. Nosso grupo escreveu uma narrativa com o título “ Emília e o país das maravilhas”, o qual trabalhamos com lendas amazônicas. Após a socialização de todos os grupos, novamente pudemos comprovar a qualificação dos profissionais do GESTAR II. Temos muita gente competente e interessada. A professora teceu vários elogios que servirão de estímulo e combustível para a continuidade do curso.
No último dia, pedi à professora que fizesse um depoimento para meus cursistas. Gravei e mostrei a eles na primeira oficina após meu retorno. Como o vídeo não ficou muito bom por causa do barulho no ambiente, digitei tudo que ela falou e imprimi uma cópia para cada cursista. Ficaram lisonjeados com o incentivo dela e eu feliz com seu apoio.
Poderia afirmar que a segunda semana de formação foi um alimento. Uma fonte de estímulo para continuarmos o caminho. Agora é mostrar serviço e aguardarmos a socialização no final do ano.
Formadora: Vera Lucia Lopes Silveira
Município: Vale do Anari - RO
Sermão da Montanha (versão para educadores) Pró-letramento:
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário