RELATÓRIO DA 1ª SEMANA DE FORMAÇÃO
Relatório da Semana de Formação do Programa Gestão da Aprendizagem – GESTAR II, realizada pelo Ministério da Educação – MEC em parceria com a Universidade Federal de Brasília – UNB.
Com início dia 30 de Março e término no dia 03 de Abril de 2009, a formação envolveu participantes de todo o estado. Formadores de Língua Portuguesa e Matemática com diferentes perfis, sendo uns mais experientes na estratégia do programa e outros, ingressando agora.
Conhecemos o funcionamento do curso e os formadores foram divididos em três grupos: sendo dois de Língua Portuguesa e um de Matemática. A minha formadora foi a professora Ormezinda Aya, que surpreendentemente conquistou a todos com seu jeito simples, humilde e carisma sem igual.
Uma das primeiras posturas da professora que gostei foi a autonomia que ela deu para os formadores na organização das oficinas. Sem precisar seguir o manual metodicamente. Ela fez isso na prática, ou seja, não ficou trabalhando as atividades dos TPs o tempo todo, sem fugis dos conteúdos, conseguiu atingir os objetivos propostos em cada unidade.
A idéia de avaliar os formadores através do blog foi genial. Aprendi muito com isso e pude compartilhar o meu trabalho com todo o Brasil. Não tinha blog e aperfeiçoei meu conhecimento tecnológico com esse trabalho. Recebemos alguns formulários para serem preenchidos com nossos dados para o trabalho da secretaria e fomos informados da possibilidade de ganharmos uma bolsa para custear algumas despesas.
A Professora Aya trabalhou com textos diversos, e suas estratégias foram bastante interessantes, envolvendo a todos. Por exemplo, a produção textual coletiva a partir do mesmo texto, com diferentes funções, ou seja, um grupo venderia a casa, outro destruiria, outro faria o tombamento, etc. O meu grupo comprou a casa. A atividade foi muito produtiva e a socialização uma demonstração das habilidades da turma.
Nessa semana aprendi muito mais do que supunha, percebi claramente a importância do suporte do texto, a tipologia textual e os gêneros textuais para a interação sociocomunicativa.
Iniciamos o estudo dos TPs pelo número 03, devido o seu conteúdo abordar os Gêneros Textuais, tornando-se pré-requisito para o desenvolvimento dos demais TPs. Concordei com a estratégia e trabalhei da mesma forma em meu município.
Uma das atividades que copiei para minhas oficinas foi a do texto Tango. Achei muito pertinente para a análise da estrutura textual e a compreensão do complemento entre conteúdo e forma na interlocução leitor/autor. Também produzimos uma sequência didática, que para mim foi novidade, visto que não participei do Gestar I. Outra atividade que todos gostaram foi a elaboração textual com palavras desconhecidas. Fiz um poema “ Tecendo o estranho” e fugi do objetivo, escrevendo sem comprometer o texto com o sentido das palavras. Mais uma socialização maravilhosa e sob muitas risadas.
Produzimos muito neste encontro. Elaboramos o Hino do Gestar II de Rondônia e cantamos para todos no encerramento. Meus cursistas amaram o hino quando lhes apresentei.
A formação permitiu que nos preparássemos melhor para o desenvolvimento das oficinas. Ofereceu o subsídio necessário para atuarmos com segurança e estabeleceu uma interação maravilhosa entre os formadores de todo o estado.
Participar do Gestar II foi um presente que ganhei assim que fui contratada e pretendo estar à altura da confiança depositada em mim. Acredito que consegui multiplicar muito do que foi passado pela formadora da UNB e existem coisas que ainda serão multiplicadas. A educação é um processo que não é possível medir sua dimensão. Atinge muitas pessoas ao longo do tempo. É uma semente que espalha-se sobre a terra em forma de um tapete verde...
Sou uma semeadora....e dessa vez é a semente do Gestar II que ajudarei a cultivar no estado de Rondônia.
Formadora: Vera Lucia Lopes Silveira
Município: Vale do Anari - RO
Sermão da Montanha (versão para educadores) Pró-letramento:
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário