Cursista: SOLANGE CRISTINA S. OLIVEIRA
MEMORIAL
COERÊNCIA E COESÃO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Nesta Oficina tivemos muitas atividades interessantes, mas o foco principal foi o estudo da TPS, as Unidades 18 e 19 sobre coerência e coesão textual.
Aprendemos que um texto não pode ser simplesmente um amontoado de palavras e frases soltas e de idéias sem nexo. Um texto de verdade precisa apresentar em sua estrutura coesão que é a conexão entre palavras e frase é coerência, ou seja, conexão entre as idéias.
Vimos ainda os principais elementos de coesão como: conjunções preposições, pronomes, advérbios, palavras e locuções denotativas, todos esses elementos e que garantem a coesão textual, isto é, fazem a conexão entre palavras, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Elas indicam q seqüência dos fatos no tempo opondo idéias e referindo-se a palavras já expressas anteriormente e evitam repetições.
Em resumo ficou claro com a explicação feita pela coordenadora que quando um texto é bem estruturado, ou seja, é coeso e coerente, formando um todo significativo harmonioso, dizemos que ele apresenta textualidade é como um tecido com buracos ou com pontos fora do lugar.
Enfim, todas as atividades do encontro foram de muito proveito e veio pra enriquecer os conhecimentos já adquiridos.
Em 20 de outubro de 2.009
Sermão da Montanha (versão para educadores) Pró-letramento:
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário