quarta-feira, 25 de novembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
MEMORIAL
Maria Zélia levantou, olhou no espelho e refletiu: “hoje eu tenho muito que aprender no Gestar com os outros”. Em seguida foi para o curso, o qual está sendo administrado na Câmara Municipal dos Vereadores, lugar agradável com espaço amplo para estudar e debater temas em um pleno sábado ensolarado e cheio de energia positiva.
Esta semana após a oficina pude realizar mais uma atividade com os meus alunos. Passei a música “Te ver” e os alunos produziram uma paródia, cada grupo apresentou com estilo diferente como; poesia, música e repente, foram muito gratificantes.
Sinto-me cada vez mais feliz em participar de um curso tão agradável e com uma professora tão inteligente que a cada dia aprendemos mais com ela.
Em 19 de setembro de 2.009
MEMORIAL
COERÊNCIA E COESÃO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Nesta Oficina tivemos muitas atividades interessantes, mas o foco principal foi o estudo da TPS, as Unidades 18 e 19 sobre coerência e coesão textual.
Aprendemos que um texto não pode ser simplesmente um amontoado de palavras e frases soltas e de idéias sem nexo. Um texto de verdade precisa apresentar em sua estrutura coesão que é a conexão entre palavras e frase é coerência, ou seja, conexão entre as idéias.
Vimos ainda os principais elementos de coesão como: conjunções preposições, pronomes, advérbios, palavras e locuções denotativas, todos esses elementos e que garantem a coesão textual, isto é, fazem a conexão entre palavras, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Elas indicam q seqüência dos fatos no tempo opondo idéias e referindo-se a palavras já expressas anteriormente e evitam repetições.
Em resumo ficou claro com a explicação feita pela coordenadora que quando um texto é bem estruturado, ou seja, é coeso e coerente, formando um todo significativo harmonioso, dizemos que ele apresenta textualidade é como um tecido com buracos ou com pontos fora do lugar.
Enfim, todas as atividades do encontro foram de muito proveito e veio pra enriquecer os conhecimentos já adquiridos.
Em 20 de outubro de 2.009
MEMORIAL
Na TP 05 da Unidade 20 estudamos sobre relação lógica textual, no TP vimos que não é possível desvincular os textos de seus contextos e suas finalidades. As relações textuais são responsáveis pela execução do texto, por sua realização no plano da palavra e das idéias. Já a coerência textual é a relação lógica entre as idéias, pois essas devem se complementar. Funciona como o resultado da não-contradição entre as partes do texto, ou seja, na construção de texto tem que existir lógica, interpretabilidade, coerência, coesão, todas intrinsecamente ligadas em sua construção. Além de ser necessário que buscamos dentro da nossa prática diária construir texto e discurso que tenha uma seqüência lógica, ou seja, em todas as construções de texto o construtor-escritor deve ter uma boa elaboração, seguida de organização, estratégia, interpretação de forma que se dê sentido ao texto tanto para o seu produtor quanto ao seu leitor.
MEMORIAL
No sábado fui para o Gestar toda animada entrei no meu carro me direcionando até o local do curso e fiquei imaginando se tinha muitos problemas para resolver naquele dia, teria que descer a baixo dos meus pensamentos para ficar preocupada e em tão não desci.
A Unidade 21 onde contém diversidades de argumentos que podem organizar melhor na produção de texto que é riquíssima para melhorar o vocabulário e contém estratégias que conduz uma produção textual tanto para o texto simplificado como o mais sofisticado, digo forma coloquial ou forma padrão.
O debate sobre homossexualismo foi muito bom com argumentos convincentes. O Gestar está sendo o melhor meio de comunicação para debater assuntos que possa aperfeiçoar o profissionalismo de qualquer professor.
Em 03 de outubro de 2.009
Cursista: EUNICE O. F. DE SOUZA
ARGUMENTAR PARA CONVENCER
Na Unidade 21 do TP 06 estudamos sobre língua e linguagem, os seres humanos tem capacidade de agir até convencer pela linguagem e são capazes de organizar códigos de comunicação, quando se pensa em linguagem precisa-se adotar meios eficientes para alcançar os objetivos almejados e o aperfeiçoamento da língua falada em nosso país.
Todo uso da linguagem é argumentativo quando comunicamos procuramos sempre chamar a atenção para impressionar o outro até convencê-lo do que realmente queremos. Quando por exemplo um aluno quer ir embora ele pede ao professor, tenta de todo jeito chamar a atenção até convencê-lo. O professor diz: ” tenta me convencer, você tem dois minutos pra isso”, o aluno busca fazer algo para impressionar até que o professor fica convencido e deixa-o ir embora.
Um texto precisa está bem constituído para o leitor entender do que se trata, o título é muito importante para qualquer texto, o argumento deve está coerente com a tese criando uma linha de raciocínio para convencê-lo.
As atividades trabalhadas em sala foram muito interessantes, os alunos ficam animados por estar estudando conteúdos diferentes do que eles estão acostumados no dia a dia, o Gestar II é rico em informações.
Em 26 de outubro de 2.009
Cursista: BADIA L. SOUZA SILVA
ETERNO APRENDIZ
Hoje estou meio sem idéias para escrever. Talvez por ter faltado alguns encontros. Não tenho estudado muito, mas o que vi foi o bastante para entender o papel do professor como mediador do conhecimento.
Este material oferecido é muito rico, tão rico em conhecimento que já aumenta a vontade de aplicar em sala de aula as importantíssimas sugestões de trabalho nele contidas. São textos maravilhosos e alguns até engraçados. Como o nosso Projeto é sobre produção textual, isso está nos ajudando muito, porque há uma necessidade muito grande de trabalhar diversos textos com nossos alunos.
Espero ensinar e aprender cada dia mais com esta profissão tão árdua e prazerosa, porque somos eternos aprendizes.
Em 06 de novembro de 2.009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Programa de Formação Continuada/ GESTARII
Biografia
Vera Lucia Lopes Silveira
Este texto não se trata de um registro comum. Sua extrema relevância vem da descrição de fatos relacionados a vida de uma pessoa, feita por um ângulo interessante: o dela mesmo. Porém a autenticidade vem da consciência que todo ser humano é único em suas características físicas e psicológicas, além do que todo ponto de vista é incontestavelmente particular e unidimensional.
Vera Lucia Lopes Silveira nasceu em 27 de Outubro de 1980 no município de Ji-Paraná- RO. Após seu nascimento, a chegada de mais três irmãs completou a família de dez pessoas, sendo apenas um filho do sexo masculino.
Cresceu cheia de sonhos e desde cedo gostava de ler e escrever. Desejou ser escritora, jornalista, trapezista, cantora de rock e... professora. Entre a necessidade de trabalho e a habilidade de se comunicar, optou pela arte do ensino. Uns meses antes de iniciar a docência, casou-se e foi feliz por quatro anos, nos quais terminou o 3º ano do Colegial e depois cursou mais dois anos do Ensino Médio/ Magistério através de um Programa específico para professores não habilitados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Iniciou seu sonho profissional quando ingressou na Universidade Federal de Rondônia no Curso de Letras/Literatura no ano de 2002.
Iniciou sua carreira na educação muito jovem através de Concurso Público, com apenas dezoito anos de idade, pouca experiência e muitas ideologias. Concluiu o casamento - de seis anos - antes da Faculdade, sem filhos e com muita experiência pessoal.
Durante os dez anos de educação exerceu diversas funções, mediante o reconhecimento de seu trabalho. Iniciou na sala Multisseriada (1º ao 5º ano em uma única turma) na zona rural, trabalhou depois na zona urbana com turma seriada, foi convidada para ser Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, onde permaneceu por dois anos. Aos vinte e três anos foi Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Atuou como Coordenadora do Programa Escola Ativa e Formadora de 1ª a 4ª série do Programa Parâmetros em Ação. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa nos anos Finais do Ensino Fundamental e na Coordenação Pedagógica na Rede Municipal. Atualmente, exerce a função de Coordenadora e Formadora do Gestar II, além de coordenar outros projetos na Representação de Ensino/SEDUC de seu município.
Gosta de aprender e de estudar. Seu maior sonho é conhecer os pontos turísticos do país, acompanhada por um grande amor. Seu maior medo é perder sua família. Sua paixão é o mar. Seu veículo é a motocicleta e sua razão de viver é acreditar em Deus.
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(60)
-
▼
novembro
(13)
- Oficina 13... estamos de camiseta do gestar...que ...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Cursista: MARIA ZÉLIA ALVES PEREIRAMEMORIAL ...
- Cursista: SOLANGE CRISTINA S. OLIVEIRAMEMORIALCOE...
- Cursista: SIRLEY RODRIGUESMEMORIAL ...
- Cursista: MARIA ZÉLIA ALVES PEREIRAMEMORIAL ...
- MEMORIALCursista: EUNICE O. F. DE SOUZAARGUMENTAR...
- MEMORIALCursista: BADIA L. SOUZA SILVAETERNO APRE...
- <!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 fa...
-
▼
novembro
(13)
Quem sou eu
- Vera Morena
- Sou uma mulher, irmã, amiga, profissional,professora, formadora, coordenadora, supervisora e mais coisas terminados em ..ora... sei o que quero e quase sempre aproveito as oportunidades... sou tão frágil como uma pétala de rosa e tão forte quanto um katrina...depende do dia... da hora e do contexto exterior e interior.