sexta-feira, 19 de junho de 2009

TP 03/ 2ª oficina
16/05/09
Sintepoética: Síntese Poética

Amigos do GESTAR,
resolvi escrever...
O intuito é sintetizar,
O que vimos no TP.
Do texto, eu busco a função.
Quem será o interlocutor?
No gênero, a finalidade
escolhida pelo autor.

Se é gênero, tenho milhares...
Já o tipo é limitado:
Vai depender das sequências
Em que o texto foi formado.

Pode ser uma ou várias...
Como vou classificar?
Olhando o que predomina,
vou o tipo encontrar.
A Descrição é simultânea;
A Narração é temporal;
Dissertação eu quero expor,
O argumento é fundamental.

O Injuntivo é pra instruir...
O Preditivo é predizer...
De maneiras diferentes,
O leitor quer convencer.

Poesia e Poema...
Existe uma diferença?
O Poema é a forma,
A Poesia é mais intensa.

É encontrada na prosa,
além do poema escrito.
Poesia é tecer...
É o olhar que não foi dito.

Tipos e Gêneros...
Impossível separar...
Um é a linha, o outro a agulha...
Para um texto costurar.
Afinal, sabedoria...
É o próprio saber GESTAR!!!
(autora: Vera Lucia L. Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma mulher, irmã, amiga, profissional,professora, formadora, coordenadora, supervisora e mais coisas terminados em ..ora... sei o que quero e quase sempre aproveito as oportunidades... sou tão frágil como uma pétala de rosa e tão forte quanto um katrina...depende do dia... da hora e do contexto exterior e interior.