quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Textos produzidos pela aluna Ana Paula - Professora Vera

Gêneros Textuais : São várias formas de expressar um texto, você pode pegar um texto e colocá-los em vários gêneros, como música, poema, receita, bula de remédio, teatro, novela, carta, etc.


Nós na sala fizemos textos relacionados, fizemos uma bula, uma receita e um manifesto. E esses textos foram colocados em cartazes e expostos no pátio da escola e dentro da sala.

A receita e a bula foram temas livres e expostos fora da sala, já o manifesto, foi de tema exigido e foram expostos dentro da sala, e os dois trabalhos foram feitos em duplas.

Competência Comunicativa: Cada pessoa tem seu jeito de falar, mas em algumas ocasiões, nem sempre é da mesma forma , quando você vai falar com um médico é de um jeito , quando vai falar com um advogado é de outro ; também muda a forma de falar com os pais e com o namorado(a), e assim sucessivamente. No Brasil está entrando uma grande onda de palavras estrangeiras e com isso, a Língua Portuguesa vai sumindo. E também esta havendo criações de novas palavras, chamadas neologismos, e com isso, algumas pessoas pensam que a língua formal, acabou, estão errados, apenas em algumas ocasiões ela acabou. E não existe falar errado, existe falar de forma inadequada.

Estrangeirismo : No Brasil, esta onda de palavras estrangeiras está ficando cada vez maior, a Língua Americana está tomando conta do nosso pais, a professor Vera mesmo disse que em um estado brasileiro, tem uma localidade que somente o polonês é pronunciado, ninguém fala português, mas eles sabem falar a nossa língua , e se não termos cuidado , daqui uns tempos, uma cidade aqui outra ali, vão falar estrangeirismos, e a língua portuguesa não será mais pronunciada, e nas escolas existirá a matéria de língua portuguesa como se estivesse ensinando inglês , de tão difícil que vai ser falar.

domingo, 31 de outubro de 2010

Trabalho realizado com a turma do 9º ano da Escola Darci Ribeiro

Competência comunicativa




É a forma de se portar ao falar com um professor, amigo, diretor,etc. Pois a maneira que você fala com um amigo por MSN ou pessoalmente é totalmente diferente de quando você for falar com o prefeito, por exemplo.Nessa aula aprendemos diante dessas circunstâncias, falar de uma forma que todos entendam, escrevendo também, por que você poderá cometer erros.



Estrangeirismos


É estarmos adaptado a utilizar termos estrangeiros em nossa língua. Em praticamente tudo se encontra, (em especial produtos eletrônicos), está escrito na Língua americana. Power ao invés de ligar, Stop no lugar de parar, ECT.
Até mesmo nas placas de trânsito, que é o caso acima. Para nossa melhor comunicação,interagir com a globalização.Se bem que não deveríamos usar, mais já estamos acostumados a nos se dar a esse tipo de língua.

Gêneros textuais

É a divisão dos textos, ou seja, distinguir os diversos tipos, classificando-os em: músicas, paródias, bula de remédio, carta, e-mail, manual de instruções,etc.

Nessa aula apreendemos com a elaboração de diversos deles: receita, bula, manifesto, (que é uma forma de expressar fatos ou idéias para convencer que o lê ou vê). Fizemos dois cartazes: um sobre a receita e o manifesto.

Por:

Lubiana Oliveira Souza
9º ano “Ú”
Professora:

Vera Lúcia Lopes Silveira

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Útima oficina...socialização dos projetos...
O dia mais frio que Rondônia já viu...

sábado, 19 de junho de 2010

Os livros confeccionados pelos alunos...
Acompanhando a execução do projeto das professoras Maria R. e Juzilaine..
Meu bom dia para a galera...
Minhas cursistas no trabalho em grupo...
Oficina de nº 19...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

As crianças sãoos cursistas mirins e sempre participam...
Hora do lanche...ai que delícia...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Meus cursistas...
A formadora também tem que comer...sou filha de Deus rsrrsrs

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma mulher, irmã, amiga, profissional,professora, formadora, coordenadora, supervisora e mais coisas terminados em ..ora... sei o que quero e quase sempre aproveito as oportunidades... sou tão frágil como uma pétala de rosa e tão forte quanto um katrina...depende do dia... da hora e do contexto exterior e interior.